cirurgias


Pterígio

 

Pterígio ou pterígeo é um crescimento do tecido da conjuntiva sobre a córnea. A conjuntiva é o tecido que cobre a parte branca do olho, chamada de esclera. Por algum motivo, esse tecido fica mais espesso (grosso), com mais vasos sanguíneos e cresce sobre a córnea, que é a parte transparente do nosso olho.

 

A característica clínica do pterígio varia de acordo com seu estágio de evolução. Em sua forma inicial, observa-se um pequeno crescimento da conjuntiva em direção à córnea, no canto do olho próximo ao nariz. Neste estágio o pterígio possuiu poucos vasos. Com o passar do tempo, os vasos sanguíneos tornam-se dilatados e aparecem em mais quantidade; por isso, a córnea pode se tornar irregular, e há a possibilidade do comprometimento da visão se o pterígio atingir o centro da córnea.

 

O principal sintoma do pterígio é a vermelhidão do olho. Essa vermelhidão é principalmente no canto do olho, próximo do nariz. Além disso, também ocorre ardência, lacrimejamento, dificuldade em manter os olhos abertos na claridade (fotofobia) e sensação de areia nos olhos.

 

Esta doença tem causa genética, mas também pode ser causada pela superexposição ao sol, vento e poeira.

 

O tratamento do pterígio nas formas iniciais é apenas com colírios lubrificantes e/ou vasoconstritores para aliviar os sintomas e diminuir a vermelhidão. Mas quando a doença está em estágio mais avançado, o único tratamento possível é a cirurgia.

 

A cirurgia do pterígio é feita em centro cirúrgico, com anestesia local, dura em média 15 a 30 minutos, e a pessoa vai para casa no mesmo dia com curativo no olho. Ë necessário que o paciente venha acompanhado.

 

Não são mais utilizados pontos, somente colas especiais, chamadas de colas de fibrina. Este recurso reduz a duração da cirurgia e diminui o desconforto no pós-operatório.

 

 

28 3522-8111 / 28 99916-1175

Rua Dr. José Paes Barreto, 10 - Centro - Térreo
CEP 29300-045 - Cachoeiro de Itapemirim - ES

Cemes Olhos

 

© 2017 CEMES - Centro Médido Especializado. Todos os direitos reservados.